M Ú S I C A   R E N A S C E N T I S T A

1450 – 1600

                   

Na Renascença os novos grandes bastiões da cultura não eram os mosteiros do Norte da França, mas sim as cidades-estados de Itália. A música agora dependia de outros patronos, dos vários duques e príncipes. No seio das próprias cortes aristocráticas, a música como - todas as artes – continuava ainda centrada, em grande medida, na religião, e o papa continuava a ser o principal patrono.

 

O período da Renascença se caracterizou, na História da Europa Ocidental, sobretudo pelo enorme interesse ao saber e à cultura, particularmente a muitas idéias dos antigos gregos e romanos.

 

Foi também uma época de grandes descobertas e explorações, em que Vasco da Gama, Colombo, Cabral e outros exploradores estavam fazendo suas viagens, enquanto notáveis avanços se processavam na Ciência e Astronomia.

 

Os compositores passaram a ter um interesse muito mais vivo pela música profana (música não religiosa), inclusive em escrever peças para instrumentos, já não usados somente para acompanhar vozes. No entanto, os maiores tesouros musicais renascentistas foram compostos para a igreja, num estilo descrito como polifonia coral ou policoral e cantados sem acompanhamento de instrumentos.

 

A música renascentista é de estilo polifônico, ou seja, possui várias melodias tocadas ou cantadas ao mesmo tempo.

 

O advento da imprensa teve uma enorme influência no mundo da música, permitindo, pela primeira vez, a distribuição generalizada de partituras de músicas.

 

Os compositores começavam cada vez mais a utilizar melodias profanas nas suas composições sacras – as missas, as Paixões e os Magnificat.

 

Na realidade, eles atingiram um estilo musical de grande beleza e mestria, mas, ainda respeitava a autoridade da igreja.

 

Instrumentos do período da Renascença: Em muitos lares, além de flautas, alaúdes e violas, havia também um instrumento de teclado, que podia ser um pequeno órgão, virginal ou clavicórdio. A maioria dos compositores ingleses escreveu peças para o virginal. No Renascimento surgiram os primeiros álbuns de música, só para instrumentos de teclados.

Muitos instrumentos, como as charamelas, as flautas e alguns tipos de cornetos medievais e cromornes continuavam populares. Outros, como o alaúde, passaram por aperfeiçoamentos.

 

Principais Compositores Renascentistas:

Josquin des Préz  1440/1521  -  Palestrina 1525/1594  - William Byrd 1542 / 1623  -  Giovanni Gabrieli 1555/1612  -  Cláudio Monteverdi  1543 / 1643

Fontes:

STANLEY, John. MÚSICA CLÁSSICA - Os Grandes Compositores e as Suas Obras- Primas.

PAHLEN, Kurt. HISTÓRIA UNIVERSAL DA MÚSICA . Ed. Melhoramentos. São Paulo.

www.renatacortzsica.com.br