P E R Í O D O   C L Á S S I C O

1751 – 1810

A exigente aristocracia de Viena ditou o padrão do gosto musical na Europa. Os teatros vienenses foram os palcos das primeiras execuções de obras-primas como a Nona Sinfonia de Beethoven, e a fama de cidade dos músicos deixou como legado em Viena uma vasta programação, incluindo os principais festivais internacionais de música clássica.

 

O termo “Clássico‟, em música, é a música composta entre 1750 e 1810, que inclui a música de Haydin e Mozart , bem como as composições iniciais de Beethoven,

Depois de Bach o movimento pietista mais puritano conseguiu substituir a cantata semioperática do serviço luterano pelo sermão. Mais uma vez o foco da música religiosa deslocou-se para o sul, desta vez para a Áustria católica, onde foram compostas as missas de Haydn, Mozart, Beethoven e Schubert.

Mas nessa altura, para estes compositores e para a maior parte dos outros, o crescimento do interesse pela música orquestral – particularmente com o aparecimento da sinfonia – relegou a música religiosa para segundo plano.

As orquestras se formaram em nível profissional e passaram a ser mais valorizadas ao redor da Europa. A etapa histórica ficou conhecida pelo direcionamento às composições que pela primeira vez trouxe maior valor às músicas para instrumento do que ao canto. Surgiram as sonoridades exclusivas para os pianos.

Música Instrumental

A Música Clássica mostra-se refinada e elegante e tende a ser mais leve, menos complicada que a barroca. Os compositores procuram realçar a beleza e a graça das melodias e novos instrumentos apareceram: entre eles o piano e o clarinete.

 A Orquestra está em desenvolvimento. Os compositores deixaram de usar o cravo e acrescentaram mais instrumentos de sopro.

Durante o Período Clássico, a música instrumental passou a ter maior importância que a Vocal. As frases melódicas são curtas, claras e bem definidas, sentindo-se o princípio, meio e fim de cada uma.

Há também uma maior variação em relação à dinâmica das obras musicais, surge o sforzatto,  o crescendo e diminuendo.

Nesta época criou-se a Sonata.

 

Sonata: É uma obra com vários movimentos para um ou mais instrumentos.

Sinfonia:  é, na realidade, uma sonata para orquestra. Haydn, Mozart e Beethoven foram os maiores compositores de sinfonias do Classicismo.

Concerto: consiste numa composição para um instrumento solista contra a massa orquestral.

O Quarteto de Cordas: Joseph Haydn inventou o quarteto de cordas (dois violinos, viola e violoncelo), uma combinação soberba de música de câmara.

 

 

Muitas obras foram escritas para o pianoforte, em geral chamado piano para abreviar. Bartolomeu Cristofori, construtor de cravos italiano, por volta de 1700 já havia concluído a fabricação de pelo menos um desdes instrumentos.

Ludwing Van Beethoven representa bem a transição do período Clássico para o Romântico.

 

Principais Compositores de Música Clássica

Haydn – Mozart – Beethoven – Gluck –  Schumann – Wagner

 

                                         

                                  O jovem Mozart. A imagem mais                               J. Haydn

                               famosa de um gênio musical precoce

 

Fontes:

STANLEY, John. MÚSICA CLÁSSICA - Os Grandes Compositores e as Suas Obras- Primas.

COSME Luiz. INTRODUÇÃO À MÚSICA. Ed. Globo. Porto Alegre, RS, 1959

https://www.oliver.psc.br/musica/historia.htm

https://www.oliver.psc.br/musica/historia.htm

 

 

Dulce Ana C. Nithack – Escritora, Palestrante, Psicoterapeuta Holística e Pedagoga (CRT 8.729)

E-mail: dulcenit@gmail.com         Blogs: https://cms.vida-holistica.webnode.com

                                                             https://cms.musicas-e-livros10.webnode.com